Floripa+Acessível: Utilidade Pública!

Você sabia que existe uma lei onde todo cidadão brasileiro, independente da renda familiar, tem o direito de ganhar de graça uma cadeira de rodas manual ou motorizada e uma cadeira de banho permanente?

Muitas pessoas não sabem desse direito(confesso que eu também não sabia),encontrei navegando hoje de manhã no Cantinho dos Cadeirantes, que traz mais detalhes sobre o assunto.

Direito de ganhar cadeira de rodas manual, motorizada ou de banho

 
floripa-acessivel-cadeira-de-rodas-pelo-sus

Secretaria de Saúde do Estado

Na Secretaria de Saúde do Estado possui um programa de atenção integral a saúde da pessoa com deficiência, que compreende o acolhimento do usuário, em suas necessidades de saúde por meio de ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.
Para que o usuário tenha acesso aos serviços de reabilitação física é necessário que ele faça a inscrição na secretaria de saúde de seu município(todos possuem uma, a de Florianópolis, fica na ‘R. Esteves Júnior, 160, tel.: (48) 3664-9000).
Para fazer a inscrição o paciente ou alguém responsável por ele deverá levar a secretaria municipal de saúde, cartão SUS, cópia de documentos de endereço e prescrição(de órtese/ próteses ou reabilitação) de um profissional da Rede SUS.

Como conseguir doação de cadeira de rodas pelo SUS.
Para conseguir uma doação de cadeira de rodas é necessário:
* 1°- Ir ao posto de saúde do SUS mais próximo;
* 2°- Pedir ao medico um laudo que determine a sua necessidade de ter uma cadeira de rodas para livre locomoção,  não esquecendo do CID;
* 3°- Com o laudo em mãos, procure a secretária de saúde da sua cidade e explique que você tem o pedido da cadeira de rodas feito pelo médico.
IMPORTANTE: As cadeiras motorizadas são oferecidas apenas para as pessoas que NÃO CONSEGUEM SE EMPURRAR SOZINHAS. Tendo em vista que, se alguém consegue se empurrar e começa a usar uma cadeira motorizada, essa pessoa tende a perder a musculatura dos braços e acaba se prejudicando com o tempo.
Outra questão que também é avaliada, é o local em que o cadeirante mora. Se a casa do cadeirante tem escadas, é impossível de chegar na cadeira de rodas, a motorizada não é oferecida pelo motivo de ser muito pesada e difícil de ficar carregando “para cima e para baixo” toda vez que o cadeirante for sair de casa.
A LEI: COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – LEGISLAÇÃO FEDERAL ÓRTESE, PRÓTESE E MATERIAIS ESPECIAIS-OPM1-MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE PORTARIA Nº 116, DE 9 DE SETEMBRO DE 1993 DO 176, DE 15/9/93.
O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições e, considerando a integralidade da assistência, estabelecida na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Saúde (Lei nº 8.080 de 16.09.90);
Considerando que o atendimento integral à saúde é um direito da cidadania e abrange a atenção primária, secundária e terciária, com garantia de fornecimento de equipamentos necessários para a promoção, prevenção, assistência e reabilitação;
Considerando que o fornecimento de órteses e próteses ambulatoriais aos usuários do sistema contribui para melhorar suas condições de vida, sua integração social, minorando a dependência e ampliando suas potencialidades laborativas e as atividades de vida diária;

Considerando a autorização estabelecida pela RS nº 79 de 02/09/93 do Conselho Nacional de Saúde, resolve:

1 – Incluir no Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde – SIA/SUS a concessão dos equipamentos de órteses, próteses e bolsas de colostomia constantes do Anexo Único.

2 – A concessão das órteses e próteses ambulatoriais, bem como a adaptação e treinamento do paciente será realizada, obrigatoriamente, pelas unidades públicas de saúde designadas pela Comissão Bipartite. Excepcionalmente, a referida comissão poderá designar instituições da rede complementar preferencialmente entidades universitárias e filantrópicas para realizar estas atividades.

3 – Caberá ao gestor estadual/municipal, de conformidade com o Ministério da Saúde, definir critérios e estabelecer fluxos para concessão e fornecimento de órteses e próteses, objetivando as necessidades do usuário.

4 – O fornecimento de equipamentos deve se restringir aos usuários do Sistema Único de Saúde que estejam sendo atendidos pelos serviços públicos e/ou conveniados dentro da área de abrangência de cada regional de saúde.

5 – Fica estabelecido que a partir da competência setembro/93, o Recurso para Cobertura Ambulatorial – RCA será acrescido de 2,5 %, destinado ao pagamento das órteses e próteses fornecidas aos usuários.

6 – Os valores das órteses e próteses descritas no Anexo Único serão divulgados quando da publicação da tabela de Valores dos Procedimentos do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde – SIA/SUS.

7 – Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação com efeitos financeiros a partir de 1º de setembro de 1.993.

CARLOS EDUARDO VENTURELLI MOSCONI

A lista com os anexos de órteses e próteses oferecidos pelo Sistema Único de Saúde – SIA/SUS, estão neste link, faça valer o seu direito e vá atras.

Juntos somos mais fortes!

floripa-acessivel-avatar

Floripa+Acessível e o Dia da pessoa com Deficiência…

Seria o dia da pessoa com mobilidade reduzida?

Ou pessoa com deficiência?

duvida cruel para esse fato crítico na sociedade

No dia 11 de outubro comemoramos o Dia Nacional do Deficiente Físico, essa data foi instituída para promover a conscientização da sociedade e dos nossos dirigentes sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos dos deficientes físicos.

Ao contrário do peso que a palavra deficiente carrega, podemos notar o quanto as pessoas com deficiência são eficientes.

Muito ainda deve ser feito para garantir a acessibilidade e mobilidade, seja nas calçadas, nos transportes públicos ou em estabelecimentos privados, por isso a importância da revisão das políticas administrativas para assegurar os direitos dos deficientes físicos.
Entretanto, não podemos deixar de ressaltar o exemplo de superação, garra e determinação e o quanto as pessoas com deficiência física vem conquistando notoriedade em todos os setores da sociedade.

(Fonte: http://www.adfego.org.br/informativo/noticias/47-dia-11-de-outubro-dia-da-pessoa-com-deficiencia-fisica)

Posso analisar, nesses 24 anos de cadeira de rodas, que a nossa vida melhorou, nossas conquistas estão sendo alcançadas, mas ainda se passa por muito pré-conceito quanto a capacidade e principalmente sobre a nossa vida, a questão que ronda na cabeça das pessoas(que não convivem com alguma pessoa com alguma deficiência por perto), é algo a ser estudado, um caso de estudo bem aprofundado, porque nós, vivemos como todos vocês, temos limites, mas não são eles que nos impedem de sermos felizes e irmos atrás dos nossos sonhos, e isso eu venho fazendo com muita força de vontade de sempre conseguir alcançar os meus objetivos, com erros e tropeços, mas seguindo sempre em frente!

E essa página me motiva cada vez mais, em mostrar para todos, que somos iguais, o diferente é você que não nos reconhece, #ficaadica.

Juntos somos mais fortes!

floripa-acessivel-post